domingo, 8 de fevereiro de 2015

PLANO DE CURSO PARA O 7º ANO




 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
    1ª REGIÃO DE ENSINO
     EEEF STELLA DA CUNHA SANTOS


PROFESSOR ESP. LEOMAR MENDONÇA LIMA
MATRÍCULA 179.250-4




PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PARA O 7º ANO






  
SAPÉ-PB
2015



1º BIMESTRE (O TERRITÓRIO BRASILEIRO / O BRASIL E SUAS REGIÕES)
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
AVALIAÇÃO
Explicar o funcionamento e os objetivos da divisão política e regional do Brasil;
Ensinar a linguagem cartográfica básica;
Compreender os aspectos de ocupação, formação e de integração do território brasileiro;
Desenvolver projeto para facilitar a aprendizagem sobre aspectos gerais das regiões geográficas brasileiras.
Divisão política e regional;
Dimensão e localização;
Formação do Território Brasileiro;
Ocupação e integração do território;
Região Norte;
Região Nordeste;
Região Centro-Oeste e Sul;
Região Sudeste.
Serão ministradas aulas expositivas e dialogadas em conjunto com leituras de textos do livro didático e de demais fontes. Faremos, também, exposições de slides, mapas, globos, pesquisas na internet e outras ferramentas que venham a enriquecer e a facilitar o processo de ensino/aprendizagem. Ainda durante esse bimestre desenvolveremos um projeto que tenha como objeto as cinco regiões geográficas.
Será desenvolvida de modo contínuo no decorrer do bimestre, levando-se em conta a pontualidade, frequência, participação nas aulas, realização de exercícios e trabalhos, participação em projeto e avaliação individual por período.
2º BIMESTRE (RELEVO E ÁGUAS NO BRASIL / VEGETAÇÃO E CLIMA NO BRASIL)
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
AVALIAÇÃO
Conhecer o relevo brasileiro e suas altitudes modestas e as ações dos agentes internos e externos que transformam a paisagem criada pelo mesmo;
Estudar a distribuição das águas no território brasileiro e a forma como os recursos hídricos são utilizados;
Discutir aspectos da vegetação brasileira e as consequências das ações humanas sobre a mesma;
Entender o básico da dinâmica do clima no nosso país e suas variações.
O relevo brasileiro;
Principais formas do relevo brasileiro;
Águas no território brasileiro;
Uso dos recursos hídricos no Brasil;
Aspectos da vegetação brasileira;
Ações humanas: devastação e preservação;
O clima no Brasil;
Os tipos de clima do Brasil.
Serão ministradas aulas expositivas e dialogadas em conjunto com leituras de textos do livro didático e de demais fontes. Faremos, também, exposições de slides, mapas, globos, pesquisas na internet e outras ferramentas que venham a enriquecer e a facilitar o processo de ensino/aprendizagem.
Será desenvolvida de modo contínuo no decorrer do bimestre, levando-se em conta a pontualidade, frequência, participação nas aulas, realização de exercícios e trabalhos e avaliação individual por período.


3º BIMESTRE – (O ESPAÇO RURAL BRASILEIRO / BRASIL: PAÍS URBANO)
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
AVALIAÇÃO
Discutir a relação e a interdependência entre campo e cidade;
Analisar as formas de trabalho no campo;
Perceber as principais atividades agrícolas brasileiras;
Compreender as atividades que compõem a pecuária e o extrativismo;
Comparar os serviços públicos existentes nas cidades e no campo para entender a disparidade das políticas públicas criadas para ambos;
Elencar alguns problemas ambientais resultantes do atual quadro de funcionamento das cidades brasileiras;

Relação entre campo e cidade;
Terra e trabalho no campo;
Atividades agrícolas no Brasil;
Pecuária e extrativismo;
Do campo para a cidade;
A rede urbana brasileira;
Serviços públicos nas cidades;
Problemas ambientais nas cidades.

Serão ministradas aulas expositivas e dialogadas em conjunto com leituras de textos do livro didático e de demais fontes. Faremos, também, exposições de slides, mapas, globos, pesquisas na internet e outras ferramentas que venham a enriquecer e a facilitar o processo de ensino/aprendizagem.
Será desenvolvida de modo contínuo no decorrer do bimestre, levando-se em conta a pontualidade, frequência, participação nas aulas, realização de exercícios e trabalhos e avaliação individual por período.


4º BIMESTRE (INDÚSTRIA, SERVIÇOS E COMÉRCIO NO BRASIL / POPULAÇÃO BRASILEIRA)
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
AVALIAÇÃO
Caracterizar o processo de industrialização brasileiro;
Compreender a relação entre o processo de industrialização e a urbanização no Brasil;
Discutir sobre os contrastes socioeconômicos advindos com a industrialização;
Explicar a formação da população brasileira;
Estudar o atual quadro da pirâmide etária brasileira.

Distribuição geográfica da indústria;
O processo de industrialização no Brasil;
O setor de serviços;
O comércio;
Brasil: país populoso?
Distribuição e movimentos da população;
População brasileira: idade, sexo e trabalho;
População brasileira e diversidade cultural.
Serão ministradas aulas expositivas e dialogadas em conjunto com leituras de textos do livro didático e de demais fontes. Faremos, também, exposições de slides, mapas, globos, pesquisas na internet e outras ferramentas que venham a enriquecer e a facilitar o processo de ensino/aprendizagem.
Será desenvolvida de modo contínuo no decorrer do bimestre, levando-se em conta a pontualidade, frequência, participação nas aulas, realização de exercícios e trabalhos e avaliação individual por período.



REFERÊNCIAS
PAULA, Marcelo Moraes; RAMA, Angela. JORNADAS.GEO. Geografia 7º ano. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário